domingo, 16 de março de 2008

O projeto e sua história

A idéia de realizar Esta Noite tem Peleja surgiu em dezembro de 2006, com o objetivo de produzir um curta-metragem de animação inspirado em uma história tradicional recontada por Luís da Câmara Cascudo. A proposta era resgatar temas da cultura popular, em diálogo com a linguagem audiovisual contemporânea, a partir do conto compilado pelo maior estudioso de folclore brasileiro.

Às redondilhas maiores da poesia de cordel, conduzindo o vídeo, foram-se juntando ilustrações em lápis-aquarela, animações 2D e 3D, e trilha musical original, mesclando tradições, em todos os âmbitos. Na trilha sonora, por exemplo, o violão e a percussão se juntam ao violoncelo e a flauta. Na perspectiva de aproximar o antigo e o novo, o popular e o erudito, o local e o global, o projeto flerta também com as referências culturais de nosso Estado – os casarios tradicionais de São Mateus é um dos exemplos.

O projeto também é fruto de uma constatação – a partir da experiência dos envolvidos na área da Educação, atuando como professores nas redes públicas de Cariacica, Vitória e Serra, e também na rede particular – da grande oportunidade proporcionada por recursos audiovisuais inspirados em temáticas de nossa cultura como pontos de partida para trabalhos pedagógicos interdisciplinares, em escolas, bibliotecas, e outros centros de difusão cultural.

Nenhum comentário: