segunda-feira, 31 de março de 2008

Capixabas produzem animação baseada em conto de Câmara Cascudo

Mestre Narciso, um pescador solitário, recebe, todas às noites, em seu barco, a visita de um violeiro misterioso, que desaparece pela manhã. Essa é a premissa do vídeo de animação capixaba “Esta noite tem peleja”, atualmente em estágio de pós-produção.

O curta mistura animação tradicional com 3D, e tem voz de Eliezer de Almeida, ator capixaba com participação em produções nacionais como Lamarca e Canudos. A procura por um profissional tão experiente se explica pela característica da narrativa: todo o desenho é contado em versos de cordel, como os “desafios” ou “pelejas” dos repentistas. O professor de língua portuguesa Jonacy Luiz Pereira dos Santos assina a revisão do texto final.

As ilustrações que dão base à animação são do desenhista e cartunista Gilmar Gomes, o Gil. Colaborador do site Culturartes, ele optou pela técnica da aquarela para dar vida ao universo praiano de Mestre Narciso. A inspiração para muitas cenas surgiu de importantes pontos turísticos capixabas, como aquelas que remetem aos casarios de São Mateus.

A trilha sonora de Darcy Alcantara procura mesclar a moda de viola a temas medievais, envolvendo o espectador na atmosfera misteriosa que trazem as histórias folclóricas: quem é o violeiro? De onde ele vem? Cordas, flautas e percussão, orquestradas digitalmente, se juntam ao canto e ao violão, preenchendo, com melodias características, os versos de cordel, no início e no fim da história.

O vídeo, dirigido por Wolmyr Alcantara e Felipe Gaze, resgata um conto tradicional recuperado por Luís da Câmara Cascudo, maior folclorista brasileiro. “Esta noite tem peleja” procura, assim, unir a tradição das histórias contadas em volta da fogueira à modernidade das animações feitas em computador. Um verdadeiro “desafio” que vale a pena.

8 comentários:

Jonacy Santos disse...

Muito interessante e bem escrito, parece estar legal para ser publicado nos periódicos, mas eu sou um pouco suspeito em falar isso. Boa sorte pra nós.

Helena disse...

Que idéia bacana, Aimberê! Você sabe que tenho uma ligação familiar e pessoal com o folclore.

Como a gente pode conhecer o vídeo?


Helena

Udo Baingo disse...

ótimo! Tb quero conhecer o vídeo,
Aimberê.
Abrs
udo

Vera do Val disse...

Parabens Aimberê. Deve ser um trbalho fascinante. Tb quero ver esse video.

Fabíola Cerqueira disse...

Boa sorte! Muito boa a idéia. Estou ansiosa para ver o vídeo.

The Amazing Golden Boy! disse...

Opa! Gostei muito da idéia. Também quero ser informado quando ficar pronto.

AGB

Unknown disse...

Sensacional, Aimberê! Um trabalho e tanto. Uma equipe totalmente integrada, cada um no seu papel, formando um todo excelente.
Quero assistir, inteirinho.
Como faço?
Parabéns. O sucesso tá garantido.
Abraços grande

Eduardo Salvalaio disse...

Sabia...toda vez que tenho um tempo e posso assistir ao ‘Em Movimento’, acabo vendo uma pessoa que estudou comigo. Neste caso, Wolmyr, foi você. E fiquei contente pra caramba. Tinha certeza que você alcançaria seus objetivos, sobretudo em relação à sétima arte (uma vez que você é um apaixonado por cinema e de tudo que dele se dissipa). Adorei a reportagem assim como o trabalho de vocês, e, se não for pedir demais – isto é, se você aceitar – vou fazer uma propaganda de vocês no meu fotolog. OK?
Se quiser dar uma averiguada em meus posts, ficaria agradecido.
http://www.fotolog.com/bluelines

Um grande abraço.
Sucessos neste projeto.

Eduardo Tadeu Ferrari Salvalaio